06 fevereiro, 2024por golfleet
Tempo de leitura: 6 minutos

Desmobilização de frota: o que é, como funciona e quando realizar 

Saiba o que é desmobilização de frota, como e quando realizar o processo, quais são os maiores desafios e como um sistema de telemetria pode ajudá-lo.

capa

Já parou para pensar se você está tomando as melhores decisões quando chega o momento de descartar um veículo da empresa? Se você ainda não estruturou um processo de desmobilização de frota, pode estar perdendo uma oportunidade valiosa de otimizar seus processos de forma inteligente.

Isso porque a desmobilização oferece uma solução direta para o descarte de automóveis, garantindo que esse procedimento não vire uma bola de neve para o seu negócio.

Mas é crucial considerar diversos aspectos para não comprometer a saúde financeira e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, incorporando veículos novos e eficientes.

Sendo assim, ao longo do conteúdo vamos explicar o que é desmobilização de frota e compartilhar algumas orientações sobre como superar os desafios mais comuns e tornar tudo mais descomplicado.

O que é desmobilização de frota?
Como e quando realizar a desmobilização de frota?
Quais são os maiores desafios da desmobilização de frota?
Como um sistema de telemetria ajuda na desmobilização de frota?

CTA

O que é desmobilização de frota?

Em resumo, a desmobilização de frota é o processo de encontrar um destino certo para o automóvel quando ele não tem mais utilidade na empresa ou atingiu uma alta quilometragem, exigindo manutenções e reparos cada vez mais caros.

Com isso, você se depara com alguns desafios bem significativos, como manter um veículo parado na garagem ou arcar com as suas despesas. Nesse sentido, a desmobilização surge como uma estratégia inteligente para otimizar recursos, prevenir despesas desnecessárias e liberar espaço para carros mais eficientes.

Dessa forma, a desmobilização de veículos pode ser associada à logística reversa, uma vez que a logística convencional se concentra em levar produtos ao consumidor, enquanto a logística reversa incluindo o descarte responsável dos ativos da empresa, mesmo após o consumo.

Além de ser uma prática sustentável, a desmobilização pode ser uma fonte de lucro para a gestão de frotas. Mas de qual forma? O destino dos veículos pode ser a venda, dependendo, é claro, do seu estado, o que representa uma oportunidade de recuperação financeira.

Sugestão de leitura: Plano de manutenção para frota: como elaborar e garantir mais segurança na sua operação

Desmobilização de frota: o que é, como e quando realizar | Golfleet

Como e quando realizar a desmobilização de frota?

Para garantir que a desmobilização de frota lucrativa seja um processo rentável e sem impactos negativos, é crucial levar em consideração alguns aspectos, como custos, depreciação, tempo de contrato e quilometragem.

Ou seja, identificar o momento oportuno para iniciar esse processo e reparar em alguns indicadores são passos cruciais. Acompanhe:

Considere o tempo de vida útil dos veículos

Incluir manutenções regulares é o ponto de partida para prolongar a vida útil de seus veículos ao máximo, reduzindo a necessidade de ter uma desmobilização de frota atrás da outra.

Além disso, saber quando o tempo de vida útil está chegando ao fim é outro fator importante para entender quando dar início ao processo.

Diogo Ilha, CEO da Motor Market, empresa que realiza todo o processo de desmobilização veículos – gestão de documentos, preparação dos carros, armazenagem, vistorias e laudos, precificação dos veículos, venda e transferência – compartilha que:

“É importante que as empresas não ultrapassem os 100 mil km, pois isto afeta demais o valor residual dos carros. Se avaliarmos as locadoras, que vivem da venda de carros, veremos que elas não permitem que os clientes utilizem seus carros acima de 120 mil km”.

Portanto, se você pretende vender seu automóvel, manter a quilometragem abaixo de 100.000 km rodados é a estratégia ideal.

Sugestão de leitura: Renovação de frota leve: o que é e quando fazer

Escolha desmobilização ideal para os veículos

Os veículos nem sempre passam pelo mesmo processo de desmobilização. Alguns costumam ir para concessionárias, outros para leilões e até mesmo para os próprios motoristas da empresa, por um valor mais em conta.

Contudo, surge a questão, como escolher o destino mais adequado para o veículo?

Em primeiro lugar, é necessário avaliar as condições reais do automóvel. Concessionárias, por exemplo, costumam adquirir carros seminovos e usados, mas em boas condições, ou ainda, em casos mais raros, automóveis que demandam pequenos reparos e investimentos.

Já para os leilões e motoristas, os veículos até podem apresentar um desgaste ou outro. Porém, é importante evitar que eles não cheguem a péssimas condições, para ter que vendê-los a preço de banana.

Sobre esse atenção aos prazos, Diogo Ilha reforça que:

“Em operações muito severas é importante que a desmobilização não ultrapasse os 24 meses, ou até 12 meses às vezes. Caso contrário, os carros terão que ser vendidos como sucatas ao final do contrato. Empresas que trabalham com fertilizantes, mineração, segmento de telecomunicação e geração e distribuição de energia são exemplos”.

Nesse sentido, o mais interessante é que a sua gestão de frotas também estabeleça limites de uso para os seus veículos e que, quando forem ultrapassados, entrem em processo de desmobilização.

Algumas empresas trabalham com regras claras na política de frotas para que os motoristas cuidem de seus veículos da melhor forma possível e, assim, tenham direito de adquiri-los com descontos vantajosos e muitas vezes bem abaixo da Tabela Fipe.

Tome cuidado com a documentação necessária

Outro aspecto crucial é ficar de olho na papelada dos veículos. É fundamental preencher os formulários corretamente e verificar se existem pendências junto aos órgãos de trânsito, como multas ou documentos que ainda não foram pagos.

Como resultado, você garante um processo de desmobilização de frota mais eficiente, seguro e longe de contratempos.

Desmobilização de frota: o que é, como e quando realizar | Golfleet

Quais são os maiores desafios da desmobilização de frota?

Isso não é surpresa alguma para você, mas existem muitos aspectos que devem ser levados em consideração ao realizar a desmobilização de veículos em sua gestão de frotas.

Sendo assim, o processo pode ser um tanto quanto complexo, já que é necessário realizar um levantamento dos carros da empresa, para compreender se os ativos ainda estão atendendo às necessidades e expectativas do seu negócio.

Para conduzir esse levantamento, tenha em mente aspectos como:

Dessa maneira, ao analisar esses dados, você consegue definir se ainda vale a pena continuar com os automóveis ou avaliar se não é o momento certo de iniciar a desmobilização de frota.

Portanto, defina se os veículos continuam eficientes, geram gastos desnecessários e podem cumprir as metas estabelecidas no planejamento.

Com isso, é possível assumir que há dois grandes desafios quando o assunto é desmobilização de veículos: entender qual o momento ideal para desligar um veículo da operação e qual a maneira correta de se fazer isso.

A boa notícia é que você pode superar esses obstáculos de maneira fácil com os recursos de um sistema de telemetria. Siga para o próximo tópico e entenda como.

Desmobilização de frota: o que é, como e quando realizar | Golfleet

Como um sistema de telemetria ajuda na desmobilização de frota?

De primeira, a ideia de como um sistema de telemetria pode ajudar na desmobilização de veículos pode não fazer muito sentido. Afinal, essa solução é utilizada para acompanhamento e controle na gestão de frotas.

Mas não se engane, a verdade é que o rastreamento detalhado da sua operação desempenha um papel crucial na eficácia da desmobilização.

Também é por meio de um sistema de telemetria que você consegue acompanhar os cuidados com os seus ativos, fazendo com que você possa prolongar a vida útil e diminuir ainda mais seus gastos.

Outras possibilidades dessa ferramenta que podem te ajudar com a desmobilização de frota são:

  • Controle de velocidade: previne acidentes e maiores danos no carro, além de evitar muitas manutenções nos pneus, motor, problemas nos freios e outros gastos com conserto e manutenção. Afinal, quanto mais problemas o carro tiver, mais difícil será de vendê-lo.
  • Criação de grupos: você mesmo pode criar um grupo de “desmobilização” dentro da plataforma, incluindo todos os veículos que precisam ser desmobilizados. Ele consegue, por exemplo, filtrar todos os automóveis com mais de 100 mil km rodados, ajudando assim na operação, principalmente nas que possuem veículos espalhados pelo Brasil. 
  • Relatórios de média de consumo por litro: permite saber se o carro é econômico ou não, ponto super considerado no momento de vender o veículo.
  • Relatórios de rodagem: teoricamente, quanto mais quilômetros um veículo tiver rodado, mais “usado” estará o carro e, portanto, menor será seu preço de venda e maior será a dificuldade em vendê-lo.

Sugestão de leitura: Telemetria: o que é, como funciona e benefícios para a gestão de frotas

Além disso, o sistema de telemetria ainda ajuda a diminuir o índice de rodagens indevidas, já que rodagens fora do horário comercial deixam de ocorrer e passam a ser feitas somente as necessárias para as atividades da empresa. 

Dessa forma, é possível entender quanto a tecnologia na gestão de frotas pode te ajudar não apenas a manter seus veículos em perfeitas condições, mas também a compreender qual o melhor momento para se livrar deles sem maiores prejuízos financeiros.

Conheça o potencial dessa ferramenta e veja o que mais ela pode fazer para sua gestão de frotas como redução de custos, aumento de segurança, produtividade e muito mais:

CTA

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

golfleet

PortugueseEnglishSpanish
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Esse é um canal exclusivo para venda. Vou deixar algumas orientações para você entrar em contato com nosso time de suporte:

1) Abra o aplicativo Golfleet e clique no ícone do menu principal (onde aparecem todos os módulos). Na parte inferior você verá a palavra SUPORTE. Clicando nela você será encaminhado para abertura de chamados dentro do nosso sistema. Esse é o caminho mais rápido para você ser atendido.

2) Você também pode entrar em contato via telefone pelo 43 3315-9500 e escolher a opção 1 - você será direcionado para nosso time de atendimento ao cliente.

3) Caso tenha esquecido sua senha do Golfleet é só acessar o aplicativo pelo Computador ou Celular, acima do botão entrar você verá um ÍCONE DE “?” (ponto de interrogação), é só clicar e adicionar seu e-mail de acesso para recuperar sua senha.

Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet
Ao informar meus dados eu concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso da Golfleet

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.