Blog

Tecnologia de monitoramento de velocidade garante segurança e economia

Blog

Tecnologia de monitoramento de velocidade garante segurança e economia

05 de Maio de 2021

O Velocidade por Via é uma tecnologia desenvolvida pela GolSat e permite que o gestor realize o monitoramento de velocidade e saiba como o condutor se comporta ao volante; informação ajuda na redução de multas, acidentes e nos gastos com combustível.

O excesso de velocidade ainda é a infração de trânsito mais cometida pelos brasileiros e gera quase dois terços das multas, de acordo com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF).

Para além da multa, dirigir em alta velocidade é uma conduta que coloca em risco a vida de outras pessoas e do próprio condutor. Em um país como o Brasil, que ocupa a quarta posição com mais mortes em acidentes de trânsito, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2019, é preciso encontrar ferramentas que auxiliem na construção de um trânsito mais seguro.

Disponível no mercado desde 2017, o módulo de Velocidade por Via (VVia) é uma ferramenta, desenvolvida pela GolSat, que utiliza a tecnologia para medir, de forma precisa, a velocidade do condutor. Entre os benefícios estão segurança e redução de custos, o que é cada vez mais almejado dentro das empresas e pelos gestores de frotas.

“O VVia é uma ferramenta que permite ao gestor de frotas saber exatamente como cada um de seus condutores está se comportando atrás do volante. Isso ajuda na elaboração de estratégias para redução de comportamento de risco e, consequentemente, a diminuição de multas e acidentes”, explica Sérgio Jábali, diretor de tecnologia da GolSat.

“E o mais surpreendente, e que é percebido no dia a dia,é uma redução expressiva no gasto com combustível, geralmente uma das maiores despesas do custo total da frota”,acrescenta Jábali.

Além das reduções de custos e do aumento de segurança, a tecnologia tem resultado rápido e é de fácil compreensão para gestores e condutores. Dessa forma, permite que o gestor se torne mais relevante dentro da organização, e que o condutor esteja mais consciente da forma que dirige e se expõe ao risco.

Cultura de Segurança aliada a tecnologia de monitoramento de velocidade

Uma empresa que valoriza a cultura de segurança mostra que cuida de seus funcionários. Em um cenário em que a imprudência e o mau comportamento dos motoristas são as principais causas de fatalidades nas vias, segundo o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, é necessário que as organizações conscientizem os condutores e os apoiem com informações relevantes.

“Na GolSat, acreditamos que a cultura de segurança aplicada nas organizações possui um poder disseminador incrível. Quando o condutor toma consciência dos riscos de seu comportamento, valoriza mais as ações da empresa, resultando em maior engajamento, e ainda leva esta cultura para dentro de casa. Isso é transformador”, finaliza o diretor de tecnologia.

Como funciona o Velocidade por Via?

Veja como funciona a ferramenta que monitora a velocidade nas vias, garantindo mais segurança para os condutores e economia para as organizações. Quem explica é o diretor de tecnologia da GolSat, Sérgio Jábali.

Para cada posição (latitude e longitude) gerada na telemetria, compara-se a velocidade do veículo naquele momento com a velocidade permitida na via;

Caso o veículo esteja acima da velocidade, é aplicada uma classicação de acordo com as regras do Detran;

Ou seja, até 20% acima da velocidade é infração média; entre 20% e 50% é infração grave; e, acima de 50% da velocidade permitida,configura-se infração gravíssima;

O gestor de frotas tem acesso a esses dados e consegue visualizar rankings; panorama geral da frota; detalhes por condutor, veículo e via; e ainda o mapa de calor das infrações,que mostra onde elas ocorreram;

A tecnologia é capaz de distinguir diferentes velocidades de uma mesma via. Isto pode acontecer, por exemplo, perto de escolas,postos policiais e praças de pedágio;

Com estas informações, o gestor consegue planejar com mais eficiência estratégias para redução de multas e acidentes. E, ainda, economiza com combustível.

Fonte: por Beatriz Pozzobon para PARAR REVIEW