Blog

Frota de ambulância exige atenção especial

Blog

Frota de ambulância exige atenção especial

11 de Maio de 2021

Frota de ambulância lida com ocorrências que exige atenção e devem ser atendidas de forma rápida, segura e eficaz. Tecnologias contribuem na otimização do tempo, que nesses casos representa vida

Assertividade. Esta deve ser uma prioridade no caso de uma frota de ambulância, cuja missão é socorrer e salvar vidas. É necessário haver atenção redobrada para que tudo saia exatamente conforme o previsto e possibilite um atendimento rápido, seguro e eficaz. Um pequeno atraso, um desvio na rota ou um problema inesperado no veículo, podem custar uma vida. E não é de hoje que nós defendemos que absolutamente nada tem mais valor do que a vida.

Para que a frota de ambulância funcione de forma eficiente, é necessário considerar os aspectos particulares da operação e recorrer a tecnologias capazes de otimizar todo o processo. Sem dúvidas, neste caso, um dos fatores mais importantes é a rapidez. O atendimento ao paciente precisa acontecer o mais breve possível após a ambulância ter sido acionada. O tempo representa vida. 

Tecnologias a favor da vida

Se o assunto é a rapidez da ambulância para atender um chamado, é preciso falar de funcionalidades que ajudam muito nesse momento, como a de veículos próximos. É isso mesmo: ao receber um chamado, o gestor da frota consegue pesquisar o endereço e buscar todos os veículos que estão em um raio de até 300 km do local para poder acionar a ambulância mais próxima. Outra solução oferecida é a de localização precisa, otimizando o tempo para alocação de ambulâncias. 

Um item que também deve ser cuidadosamente pensado no caso de uma frota de ambulância é a rota. Ela precisa ser definida de acordo com a situação do trânsito naquele momento, evitando se deparar com paradas, obras na pista, dentre outros inconvenientes. A decisão de qual caminho seguir tem que acontecer de forma rápida e assertiva. A tecnologia Golfleet, por exemplo, oferece ainda a função de monitoramento, que visa definir a melhor rota sem bloqueios/obras, e a de posicionamento, para informar ao cliente a previsão de chegada da ambulância, contribuindo consideravelmente neste momento delicado.

Infrações de trânsito: como ficam no caso das ambulâncias?

Se as ambulâncias precisam chegar o mais rápido possível ao seu destino, é comum trafegarem com excesso de velocidade, “furarem” sinais, invadirem o acostamento, etc.

E, nesses casos, de que forma os condutores são penalizados pelas infrações de trânsito? Desde que se comprove que o veículo estava atendendo um caso de urgência e emergência, as multas podem ser isentas, conforme prevê a legislação vigente.

Uma forma de saber se as ambulâncias estão ou não circulando para atender uma ocorrência, são as sirenes, ou seja, o funcionamento do giroflex. Dessa forma, para haver esse controle, existe a solução chamada de sensor de corrente, que consegue informar quando a sirene está ligada, ou seja, quando a ambulância está atendendo uma emergência.

Outra solução oferecida pela telemetria, voltada à gestão da frota de ambulância, é a denominada relatórios, para análise de infrações, paradas e rotas. Tais tecnologias permitem identificar se o problema está no comportamento do condutor e se há a necessidade de  correções/orientações. Claro que, independentemente disso, os motoristas de ambulâncias devem passar por treinamentos especializados e reciclagem em cursos específicos. 

Como se vê, uma frota de ambulâncias tem uma série de especificidades que precisam ser consideradas. Logo, claro, que recorrer a tecnologias inovadoras contribuem  para que mais vidas sejam socorridas em tempo hábil e com segurança. O Golfleet conta com módulos que além de permitir essa eficiência e os cuidados com os condutores, garante  ainda ao gestor trabalhar na redução de custos. 

A GolSat está à disposição para ajudar no que for necessário com a frota de ambulância, sempre levantando a bandeira de que nada tem mais valor do que a vida. O que a sua empresa tem feito para garantir esse bem maior? Conte para a gente!

Veja o case do nosso cliente, Oba Logística, e como conseguiram uma redução para otimizar sua operação usando o reconhecimento facial e telemetria.

Quer entender mais sobre essa solução? Fale com nosso time de especialistas!