Blog

Do entrave à solução: saiba como a Coca Cola resolveu o problema com o excesso de velocidade da frota

Blog

Do entrave à solução: saiba como a Coca Cola resolveu o problema com o excesso de velocidade da frota

18 de Maio de 2021

Em busca de alternativas para driblar o excesso de velocidade na frota, Coca Cola FEMSA encontrou no Velocidade por Via, módulo do golfleet, a saída para mudança de cenário. Ferramenta reduziu em 54% os eventos negativos advindos da velocidade 

Se perguntarmos aos gestores de frotas quais os principais entraves da sua gestão, certamente o excesso de velocidade estará entre eles. Apesar de muito se falar sobre conscientização e boas práticas no trânsito, o excesso de velocidade ainda lidera como a infração mais cometida pelos condutores Brasil afora. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não é raro que veículos cheguem a trafegar em velocidade até 20% maior do que o limite permitido nas rodovias. Cenário este que se repete em perímetros urbanos, fazendo com que o excesso de velocidade seja uma das principais causas de multas.  

Diante disso, os gestores de frotas buscam alternativas para driblar o problema do excesso de velocidade em suas gestões. Foi o que aconteceu com o Gerente de Frotas da Coca Cola FEMSA Brasil, Caio Razzano Rossmann. Ele conta que estava enfrentando  constantes problemas com excessos de velocidade, alto índice de multa - por conta de velocidade - e falta de visibilidade antecipada das potenciais situações causadoras de multas. 

Módulo de Velocidade por Via apresenta novo cenário à empresa

Em busca de uma alternativa, o gerente de frotas da Coca Cola FEMSA, conheceu o módulo de Velocidade por Via (Vvia), ferramenta desenvolvida pela GolSat, que utiliza a tecnologia para medir, de forma precisa, a velocidade do condutor. “As ferramentas tradicionais de telemetria nos possibilitam especificar uma velocidade “X” e fazer a gestão e o controle sobre ela, porém, o módulo Vvia vai além. Ele nos possibilita olhar a velocidade do veículo e comparar com a realidade da via que ele está trafegando, o que agrega muito e traz uma infinidade de possibilidades de melhorias, especialmente, relacionada à segurança viária”, conta.

Após a contratação do Vvia, a realidade passou a ser outra e o controle do excesso de velocidade tornou-se efetivo. Para se ter uma ideia, por meio do módulo Vvia, foi possível reduzir na ordem de 54% a taxa de eventos negativos advindos do excesso de velocidade na gestão. “No início do projeto, tínhamos 1,51 infrações de velocidade/veículo e agora estamos no patamar de 0,82 infrações de velocidade/veículos”, comemora o gerente de frotas. E não para por aí. Houve também uma melhora na eficiência de consumo de combustível na ordem de 20%, cujo controle de excesso de velocidade influenciou bastante.

Velocidade por via 'muda o jogo' na gestão de frotas da Coca Cola

Para Caio, o Vvia é uma ferramenta muito interessante ao possibilitar de maneira quantitativa e muito assertiva, demonstrar ao condutor quais são suas maiores oportunidades de melhoria na condução. “Com isso, no momento do feedback, a conversa se torna mais produtiva e com resultados mais efetivos”, aponta.

O gerente de frotas acrescenta que o envolvimento da equipe foi muito muito positivo. “Nossa vantagem é que todo time operacional, em especial o time de segurança, estava familiarizado com a cultura de gestão de velocidades por conta da ferramenta de telemetria. No caso dos condutores, houve um pouco de resistência no início, mas a diretoria FEMSA comprou a ideia e isso foi fundamental para ´virarmos o jogo'”, vibra.

Se o assunto é equipe, Caio faz questão de pontuar a importância do envolvimento de todos e a necessidade de algumas reestruturações. “Apesar do Vvia ser uma ferramenta diferenciada e ajudar muito na gestão de velocidade, para que - de fato - o efeito seja efetivo e os resultados superados, é necessário haver muito envolvimento, respaldo da diretoria, criação de rotinas de gestão, novos processo e politicas”, alerta.

Entenda como funciona a ferramenta do controle de excesso de velocidade

Ao contratar o módulo Velocidade por Via (Vvia), disponível no mercado desde 2017, o gestor de frotas terá acesso a uma série de dados e rankings, além do panorama geral da frota, detalhes por condutor, veículo e via e o mapa de calor das infrações, que mostra onde elas ocorreram. Todas estas informações, permitem ao gestor planejar e desenvolver estratégias para redução de excesso de velocidade e, consequentemente, multas, acidentes e gasto de combustível.

Para cada posição (latitude e longitude) gerada na telemetria, compara-se a velocidade do veículo naquele momento com a velocidade permitida na via. Caso o veículo esteja acima da velocidade, é aplicada uma classificação de acordo com as regras do Detran. 

O órgão determina que até 20% acima da velocidade é infração média, entre 20% e 50%  grave e acima de 50%, infração gravíssima.

A tecnologia é capaz de distinguir diferentes velocidades de uma mesma via, como perto de escolas, postos policiais e praças de pedágio. Você enfrenta problemas com excesso de velocidade em sua gestão? Ficou com alguma dúvida sobre o módulo Velocidade por Via (Vvia)? Agende uma demonstração gratuita com nosso time de especialistas